sexta-feira, 30 de maio de 2008

Monteiro Lobato

Vamos brincar de Monteiro Lobato?
Monteiro Lobato
Leitura e Produção de Texto
Objetivos1। Estimular a leitura dos clássicos de Monteiro Lobato e a criação de textos a partir das características dos personagens;2। Estimular a expressão plástica através da criação de bonecos de legumes;3. Favorecer a educação do olhar através do trabalho com a fotografia.
DescriçãoConfecção de um livro de histórias em que os personagens principais são bonecos feitos com legumes, frutas e verduras।
Site Base
Monteiro Lobato - Vida e Obra
Atividades - Visconde & Cia - Brincando de Monteiro Lobato
Atividades
Introdução - Navegar pelo site base e pelos sites de apoio indicados, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.
Leitura de "O Nascimento do Visconde" de Monteiro Lobato 2. Pesquisa sobre o autor, suas histórias e personagens principais 3. Criação dos bonecos com legumes, frutas e verduras, dando os nomes e as características de cada um 4. Exposição dos bonecos para os outros alunos e funcionários da escola 5. Fotografia e envio das imagens, com a ficha de cada personagem, para a escola parceira 6. Escolha de um ou mais personagens da outra escola para criação das histórias em dupla ou grupo 7. Montagem do livro com as histórias
Atividades Extras

Leitura de outras histórias de Monteiro Lobato 2. Visita a uma feira ou supermercado para escolher os "ingredientes" 3. Lanche com um "sopão" e uma salada de frutas ao término da atividade 5 4 "Sarau" com as músicas compostas para a série de televisão: Tia Nastácia (Dorival Caymmi), Sítio do Picapau Amarelo (Gilberto Gil) etc.

Dicas para os Professores
Aproveite a atividade de montagem dos bonecos para apresentar aos alunos alimentos que eles não conhecem ou não estão acostumados a comer, debatendo sobre a importância de uma alimentação saudável (há vários links sobre o assunto no Estúdio@Web).2. Na caracterização dos bonecos é importante que os alunos descrevam tanto a parte física quanto a de personalidade, para que as histórias sejam escritas a partir destas características. 3. A escrita em dupla ou grupo exigirá que os alunos mantenham uma comunicação on-line para elaborarem um roteiro prévio e combinarem o andamento das histórias. 4. Clique aqui e veja algumas sugestões de bonecos retirados de - Photographs © 1997 Joost Elffers Books from Play with your food, published by Stewart, Tabiri & Chang.

3 comentários:

Natasha disse...

meu nome e milena eu amo a emilia

Natasha disse...

meu nome e milena eu amo a emilia etodos os personagem do sitio do pica pau amarelo

carinho disse...

meu nome é Cecilia eu gosto muito da Nariziho eu amo ela beijos Narizinho